o que são bloqueios energéticos?

Como se fossem realmente blocos que impedem o fluxo de energia. Tá, mas, como assim?

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que não somos somente o corpo físico, este nosso velho conhecido… Somos a somatória de 7 corpos (alguns dirão, ah, já sei de onde vem os kilos extras hahaha… felizmente, os 6 corpos além do físico não têm peso). Bom, o que importa mencionar nesse momento, é que cada um desses corpos tem vibração, porque têm massa, porque são matérias em diferentes estados. E toda essa energia pulsando que é nossa vida, circula de fora para dentro de nós, de dentro para fora igualmente.

Quando um fato marcante acontece em nossas vidas, sendo ele marcante no sentido de causar sofrimento, buscamos alívio para esta dor, mas, dependendo do grau que nos afeta, nem sempre conseguimos de fato superar. O tempo passa, novos pensamentos e ocupações tomam nossa mente, mas fica aquela dor adormecida, esquecida mesmo, ela passa então gradativamente para nossa parte inconsciente. Ela vai se alojar em um daqueles outros corpos, pode ser no mental, no emocional ou no espiritual. Aquela questão fica ali, cada vez mais fundo e mais distante. Caso aconteça algum fato que tenha semelhança com a dor – não necessariamente ao mesmo tipo de acontecimento, mas algo que traga uma sensação semelhante – aquele “bloco” que está ali como que adormecido, é reforçado, aumenta em potência. Pode ser que, mais uma vez, ele fique lá ainda.

Chega um momento da nossa existência em que não é mais possível guardar esse bloco no “esconderijo”. A vida se renova sempre, a evolução natural nos impulsiona para frente, para sermos cada vez melhores, mais plenos de nosso potencial como ser humano. Portanto, não é possível avançar carregando dores, angústias, medos e mágoas eternamente. Isto explica, por exemplo, quando temos a sensação de ter fatos recorrentes, pessoas e circunstâncias semelhantes ao longo da vida. É que mesmo inconscientes, os bloqueios continuam vivos, pulsando energia, existindo ali gritando por uma resolução. Então, atraímos ou vamos de encontro com aquilo outra vez não para machucar ainda mais, mas sim para fazer com que possamos enxergar, entender, ressignificar e sairmos mais fortes, mais sábios. Quantas coisas já superamos, aprendemos, somos melhores? É assim que nos desenvolvemos, é vivendo que se aprende a viver.

É então que a pessoa pode buscar meios próprios ou ajuda externa para essas superações. A terapia holística é uma das ferramentas. Sendo muito eficientes, já que trata do ser de maneira integral, buscando na causa inicial, a origem da questão. Busca a causa e não o sintoma, ou a consequência apenas. Sendo assim, é tão eficaz! Vai trazer à luz o que está encoberto, adormecido, vai dar novo significado, transformando em informação, bagagem para compreensão. E vai tratar da consequência, do sintoma para que a dor pare de incomodar e novos sintomas não venham como decorrência.

Denise Patti Vitiello
Terapeuta Energética